Total de visualizações de página

Translate

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

IV - VIAGEM A CALDAS NOVAS - GO - AGO/17

       VISITA AO CASARÃO DOS GONZAGAS - CASA DE APOIO AO ARTESÃO &
                       VISITA À IGREJA DE NOSSA SENHORA DE SALETE
                                   VISITA À MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES  (de 1850)

     Antes de ir a Caldas Novas, consultei rapidamente na internet os principais pontos turísticos da cidade e dentre estes se encontram os temas acima.
       CASARÃO DOS GONZAGAS  (de 1908) -   Consta que lá funciona um Centro de Apoio aos artesãos e colocamos no nosso roteiro.    Fica na região próxima ao centro da cidade e colocamos no navegador do celular e partimos de carro chegando logo em seguida, pelas 16.30 h.      No folheto que tenho, diz que o local é aberto ao público de terça a domingo das 9 h as 21 h.    Chegamos lá no domingo pelas 16.30 h e estava fechado.  No quintal do Casarão tem um galpão e estava havendo um baile popular vespertino.   Ou seja:   perdemos a viagem e sobrou um lamento e tiramos umas fotos do prédio histórico ao menos para guardar de lembrança.    Vida de turista por aqui tem dessas coisas.

                                                         Foto:   Sonia Forsetto

                                IGREJA NOSSA SENHORA DE SALETE
   
     A igreja primeiramente foi feita na encosta da Serra que margeia a cidade e era pequena.   Agora está em fase de acabamento o novo prédio da igreja que é bastante espaçoso e moderno e está na fase de acabamento.    O piso está para ser iniciado o revestimento com pedras de granito.   
     Visitamos o altar provisório da igreja que tem uma imagem de uns 60 cm de altura e consta numa plaquinha que a mesma foi doada por um garoto devoto de Seattle - USA em 2005 por alguma graça recebida da santa.

     A igreja fica com acesso por asfalto a uns 3 km do centro da cidade de Caldas Novas e do local se enxerga a cidade numa visão panorâmica.    Vegetação de Cerrado em todo o entorno da igreja.


             Fotos:   Sonia Forsetto          (esta imagem não é a que foi doada e citada acima no texto)


                                        MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES    (de 1850)

     Fica no centro da cidade e na construção há paredes em alvenaria e no lugar das vigas, há estruturas em madeira de lei entalhadas no passado sem uso de serra.   São madeiras esculpidas com machado até tomarem as formas desejadas na construção e o processo costuma também ser chamado de madeira lavrada.


                                                 Fotos sacadas do Google.   Só registramos em celular
     Em duas igrejas da região notei um sistema de travas perto da cumeeira do teto que não via em outras construções antigas.     Olhando para o teto da igreja na foto interna dá para ver as travas de madeira de lei.








Nenhum comentário:

Postar um comentário